sábado, setembro 16, 2006

De luto, mas com belas lembranças

Fiquei perplexo com a notícia. Eu estava voltando da casa da Lê no domingo (10) à noite quando a Lu Medeiros me liga:

- Brisa, tu tá dirigindo?

Respondi que sim, que ela poderia falar, pois apesar de estar dirigindo, onde eu estava praticamente não tinha movimento na rua. Acertadamente, a Lu pede:

- Ah, não Brisa! Ou pára o carro ou tu me liga quando chegares.

Como eu fico muito ansioso em querer saber das notícias e não gosto dessas coisas de "depois a gente conversa", encostei o carro:

- Pronto, Lu. Pode falar.

- Brisa, o Luciano Bauermann faleceu.

Foi como se eu tivesse recebido uma porrada. Puxa, o Alemão? Mas assim, no mais? Eu fiquei sabendo umas semanas antes que ele estava internado com pneumonia lá em Fortaleza, onde ele estava morando há dois anos, já que estava fazendo mestrado em Economia. E agora esta notícia...Putz!

O Luciano que eu conheci era irriquieto, esparrento, "meio" atrapalhado, engraçado e com uma excelente índole.Quem trabalhou na Band lá pelos idos de 1995-97 se lembra dos berros que o Alemão dava quando ele era rádio-escuta. Ou quando ele "enquadrou" as até então tímidas estagiárias Alessandra Mello e Paula Coutinho e as fez dar o boletim ao vivo no microfone do estúdio. Ou quando ele travava discussões homéricas com o João Garcia, quando produzia o programa do Bola Cheia. E o Luciano discutindo futebol?

E quem não deu risada ao escutar o Luciano contar suas histórias? Entre as clássicas, estava a de quando ele trancou o tênis na escada rolante do Iguatemi e a direção do shopping teve que interditar o equipamento pra tirar o calçado trancado do Alemão. Ou o assalto que sofreu de dois pivetes que lhe tiraram os tênis em plena rua, à luz do dia, e ele teve que voltar pra casa só de meias?

E quando o Luciano viajou para morar no Ceará, enviava e-mails no melhor estilo "As Aventuras de Bauermann em crise no Nordeste". Eu me mijava de tanto rir quando ele descrevia os mosquitos que o picavam de noite:

"Pô, Brisa. Eram mosquitos marrons com as perninhas pintadas de branco. Nunca vi isso aí no Sul. Será que são da dengue?"

Pô, véio. Que sacanagem tu ter ido, assim, cara, sem pedir permissão pros teus amigos. Nós vamos sentir tua falta, seu cretino. A única coisa que dá pra dizer neste momento é...

VALEU, ALEMÃO!

Um comentário:

Marcela Brack Mourão disse...

Ele faz muita falta, né, Brisa... puxa, tb tava lembrando das histórias do Alemão.. tantas... não me conformo com o que aconteceu. Coloquei umas fotos desse cara sensacional lá no meu blog, o The Best is Yet to Come, e com um texto de uma ex-colega dele do VS também muito bom. É bom a gente seguir se lembrando desse amigo fantástico.
Beijos